sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Alunos de São Joaquim da Barra e Guará se apresentaram em Concerto



Uma atividade da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) deixou pais, professores e patrocinadores cheios de orgulho. A apresentação reuniu, pela primeira vez alunos de Ribeirão Preto e do núcleo 2, das cidades de São Joaquim da Barra e Guará para um concerto.

O Concerto Pedagógico da ALMA, foi realizado no dia 09 de outubro, no Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto. A apresentação reuniu a Orquestra Jovem Acadêmica, com participação dos alunos do curso de formação inicial em violino do núcleo de Ribeirão Preto e dos alunos de instrumentos e coral do núcleo 2, das cidades de São Joaquim da Barra e Guará.

Desde o início da ALMA, em 2014, a academia trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música. Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e balé. Hoje, são cerca de 250 alunos apenas no núcleo 1, responsável pelo trabalho com jovens de Ribeirão Preto e mais dez cidades da região e mais 150 alunos no núcleo 2, que atende a três escolas públicas da cidade de São Joaquim da Barra e Guará.

Segundo Lucas Galon, coordenador pedagógico da ALMA, esse concerto teve caráter artístico e pedagógico, com a função primordial de permitir o contato dos alunos com o palco: “A apresentação será uma oportunidade de expressão dos alunos, é uma celebração educacional que vai mostrar as obras preparadas e ensaiadas para o concerto, mas também uma forma motivacional e de avaliação dos participantes”, enfatiza.

As atividades da academia são direcionadas para a formação, fomento e difusão da arte. Para Dulce Neves, presidente da ALMA, as apresentações públicas são importantes para posicionar a excelência artística como função principal do projeto e conclui: “Quando os alunos estão no palco, podemos confirmar que os talentos também podem ser lapidados e incentivados com disciplina, vivência e geração de oportunidade”.

Em 2019, as atividades ALMA núcleo de Ribeirão Preto, são mantidas pelo Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, do Governo de São Paulo, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Ambient, GasBrasiliano, Santa Helena Alimentos, Tereos, Usina Vertente, Grupo São Francisco, Interunion, Suprir, Citroen, Dislab, Base Química, Somma, Ribeirão Shopping, Kawasaki e Tonin. 

A ALMA Núcleo 2, de São Joaquim da Barra e Guará, é mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Governo Federal, via Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da Usina Alta Mogiana.








Assessoria de Imprensa Alma / Fotos: Vinicius Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário