terça-feira, 30 de agosto de 2016

Transparência e Integração com a Comunidade



Transparência e integração com a comunidade foram a motivação para a realização da primeira visita técnica realizada com o objetivo de apresentar as práticas sustentáveis de produção da Usina Alta Mogiana.

Um heterogêneo grupo, formado por diretores de escolas, educadores, imprensa, funcionários do departamento de meio ambiente da Prefeitura Municipal e diretores da Associação Comercial local fizeram uma visita técnica, no dia 26 de agosto. Recepcionados por gestores, gerentes e diretores, os 27 participantes receberam explicações detalhadas sobre os métodos sustentáveis empregados na atividade, respeito à legislação, apresentação da estrutura de combate a incêndios e o programa de adequação ambiental aplicado. 

Na incursão pelas áreas produtivas, os participantes puderam conhecer a colheita mecanizada, o recolhimento de palha e os processos industriais. Um dos participantes, Gilson Moreira, diretor da escola Edda Cardoso Marcussi, afirmou: “A proximidade das empresas com a comunidade é sempre positiva. Para nós, educadores, foi uma experiência muito rica”.

Em detalhes, foi possível entender que a colheita mecanizada dispensa totalmente o uso de fogo em 100% da área cultivada. Parte da palha resultante da mecanização é recolhida, enfardada e recebida, separadamente, para alimentar as caldeiras junto com o bagaço armazenado, permanecendo entre 50% e 70%, na lavoura, como cobertura, propiciando a manutenção da umidade do solo e favorecendo a brotação das soqueiras. 

Evidências do trabalho realizado com espeque na prevenção a situações de risco de incêndio, em áreas agrícolas e matas, bem como de incentivo a campanhas de conscientização, foram amplamente abordadas, remontando, inclusive, ao momento da implantação do canavial, até sua colheita. 

Nas ditas campanhas, a participação da população é de vital importância, na tomada dos mesmos cuidados, especialmente durante o período mais seco do ano. Com a ação, cada participante passa a ser também um multiplicador do conhecimento adquirido e a empresa, ao partilhar tais informações, reforça o seu respeito à comunidade e maior legitimidade para os processos do empreendimento.

A empresa disponibiliza o telefone (16) 3810-1345, para receber denúncias de focos de incêndio. Ao acionar o PAME – Programa de Auxílio Mútuo em Emergências, mais de 280 equipamentos e 480 profissionais estarão envolvidos na ação de combate ao fogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário