sexta-feira, 26 de maio de 2017

Benefício da Licença Maternidade Estendida


A licença maternidade de 120 dias é um direito de todas as mulheres trabalhadoras, porém, esse benefício pode ser prorrogado através do Programa Empresa Cidadã. De acordo com a Lei 11.770, a licença maternidade foi estendida de 120 para 180 dias e, no período extra de 60 dias, o salário-maternidade é assumido pela empresa e não pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), como acontece nos quatro meses de afastamento padrão.

A adesão ao programa não é obrigatória e a licença estendida é válida, exclusivamente, para as organizações cadastradas. Assim é possível oferecer à profissional o pagamento de sua remuneração integral nesse período, desde que ela não exerça nenhuma atividade remunerada ou mantenha sua criança matriculada em creche. O benefício vale também, com algumas variações,  para as mães que fizerem adoções.

O nascimento de um filho é um momento único e, para uma mãe, poder acompanhar de perto seus primeiros meses de vida é essencial. Foi pensando nessa fase de adaptação e na valorização do relacionamento familiar que, em 2013, a Alta Mogiana ingressou no Programa Empresa Cidadã e, desde então, diversas colaboradoras já foram beneficiadas. Aproveitamos o mês das mães para compartilhar a opinião de algumas participantes:

"Fui orientada sobre os seis meses de licença maternidade no Curso de Gestantes oferecido pela empresa e que, aliás, é muito bom. Nesse tempo que fiquei em casa pude acompanhar o desenvolvimento da Marina, ver ela começar a sentar e amamentá-la, exclusivamente, até os cinco meses e meio de idade. 

Comecei a introduzir papinha de frutas quando estava prestes a voltar ao trabalho, mas ainda amamentei até seus 10 meses. Nesse período de afastamento tive mais tempo para programar o meu retorno, voltei mais disposta e menos preocupada". Fernanda Bezerra Araújo (Segurança Patrimonial) - Mãe da Marina, 1 ano e um mês


"Ter a oportunidade de passar mais tempo em casa com sua filha é muito bom. Nesses seis meses, acompanhei cada fase na vida da Manuela e fui me adaptando a rotina dela, já que sou mãe de primeira viagem. Acompanhei de perto a fase das cólicas, amamentei até seus cinco meses, comecei a entender o motivo de cada choro.

Cada dia que passamos juntas fui ficando cada vez mais segura, curtindo cada momento. Hoje, de volta ao trabalho, fico trocando figurinhas com minhas colegas que também são mães e isso ajuda muito".  Ananda Cristina da Silva (Programação, Planejamento e Controle Agrícola) - Mãe da Manuela, 7 meses



"Sou mãe de três meninos. Em minha 2ª gestação eu já trabalhava na usina e tive os quatros meses de licença. Já na última gravidez, do Kaique, pude ficar os seis meses afastada. Dessa vez pude estar mais presente na vida dos meus filhos, tive mais tempo pra acostumar o bebê à mamadeira, mas ainda assim amamento até hoje. 

A diferença dessa última gestação para as outras foi que eu me senti mais segura, tive tempo pra encontrar uma pessoa pra cuidar dele na minha volta ao trabalho. O melhor desses seis meses em casa foi poder me dedicar mais aos três, levá-los ao médico, à escola, curtir momentos de lazer". Marciane Ferreira Ananias (Nutrição Agrícola - Adubação Mineral) - Mãe do Marcelo (15), Octavio (8) e Kaique (1 ano e três meses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário