segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Segurança, Cultura a Semear



A 30ª edição da Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, aconteceu de 05 a 09 de dezembro e ocorre anualmente para realizar atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Evento organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT tem o objetivo de semear uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização, motivá-los ao conhecimento teórico e prático de ações que tornem seu cotidiano mais seguro e em constante melhora. Durante o período, foram 2.722 participantes e 9 palestrantes que trouxeram assuntos diversos sobre o trabalho e para a vida.

Salete Romero falou sobre uma preocupação que deve ser rotineira, a segurança no trânsito. Max Santos, colaborador da empresa, trouxe o tema da Educação Financeira e seus reflexos na qualidade de vida. Gustavo Ponce Chavari, do Sesi, falou sobre as condições de trabalho e autonomia na palestra entitulada "Na dúvida, Pare!". A colega colaboradora Carmen Ponte, deu orientações sobre o que fazer para usar os sensos da qualidade para melhorar os ambientes, em casa ou no trabalho.

O Grupo Saúde e Vida apresentou o fisioterapeuta Eduardo Giozzi, que falou sobre doenças sexualmente transmissíveis. O ex-bombeiro Ademir Albuquerque, trouxe o importante tema da proteção contra incêndios.

Recebemos ainda a especialista em Medicina Chinesa, Edenise Nehrebecki, que relacionou o estado emocional aos reflexos físicos e a importância da ergonomia para a manutenção da saúde. Ela estendeu a programação diretamente aos setores e fez com que toda a empresa participasse ativamente das atividades propostas.

No encerramento, o casal Flávio e Jane Peralta, deram uma aula-exemplo de superação e motivação, falando sobre suas histórias pessoais de enfrentamento.

Cada colaborador deve observar as questões abordadas para aplicar em sua rotina e evolução pessoal, sugerindo melhoras relacionadas ao local de trabalho, na prevenção de acidentes e evitando doenças, para o bem de todos os envolvidos. A importância da segurança deve ser constantemente cultivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário